terça-feira, 9 de novembro de 2010

Istambul

Uma das coisas que eu mais gosto é quando eu tenho surtos de fuga do navio... Nessas ocasiões eu costumo fugir do navio sozinha e bater perna por ai. Uma das vezes mais prazerosas foi em Istambul, o dia estava lindo conheci a Ayasofya e Sultanahmet - Mesquita Azul (google-se), fora que descobri um bairro muito simpático nas proximidades que me deu muita vontade de passar mil e uma noites por aquelas bandas (ha ha piada pronta.). As fotos são de 3 dias de fuga em Istambul - dois dias chuvosos e o dia lindo! No último dia fiz algo que amo por aqui: me meter em mercado das pulgas! Até conjunto de chá turco eu comprei pra mim (oi???hehehe).
A cidade é LINDA. Uma parte fica na Europa e a outra na Ásia e os dois continentes são conectados por pontes no Bósforo (estreito que liga o Mar Negro com o Mar de Mármara, divisa entre Europa e Ásia), a riqueza cultural é impressionante, aqui era a antiga Constantinopla (tempos de colégio) a cidade mais rica da europa e pertenceu ao Império Romano, Bizantino, Império Latino e Império Otomano (turcos), foi também capital da "Cristandade", sucessora da Grécia e Roma (by wiki). Gosto das cores, sabores e cheiro de Istambul =)
Suco de romã e um doce chamado Baklava (muito famoso na Croácia e Grécia também) vão ficar na lista das top foods and beveranges.
Duas coisas engraçadas aconteceram durante a visita na Mesquita Azul: me fizeram colocar uma saia comprida para entrar (eu tava com uma legging) - só faltou o lenço e o gênio aqui esqueceu a bolsa com toda a documentação e dinheiro na entrada da mesquita. Depois de 15 longos minutos eu me dei conta dissp e adivinhem??? A bolsa estava no MESMO lugar, intocável me esperando (de repente por pensarem que era uma bomba! que engraçadinha que ela está hoje=p)! Não imagino isso no Cristo Redentor...hehehe
Dentro da Mesquita Azul há três divisões: onde os turistas podem andar, onde os mulçumanos rezam e onde as muçulmanas rezam (um espaço infinitamente menor). O lugar tem o um leve cheiro de chulé porque todos tem que entrar descalços...hehehehe
Fui também em alguns mausoléus, achei fantástica a paz dentro e caminhar de pés descalços dentro da uma sensação de conforto e calma.


 Gran Bazaar
 Ayasofya (costumava ser uma igreja católica)
 Dentro de um mausoléu de um sultão - os sarcófagos
 Detalhes do mausoléu

 Outro mausoléu
 Mais detalhes...

 Mesquital Azul
 Do outro lado
 Um sultão...hehehe

 Dentro da Mesquita Azul



 Ishálá



 Bairro fofo

 Mil e uma cores
 Europa do lado de lá
 Ásia aqui
 Ponte do Bósforos
Pescaria e restaurantes em outra ponte
 
Mercado das especiarias

9 comentários:

  1. Em fim vejo coisas bonitas nos ultimos dias.Que maravilha minha filha,que bagagem de esperiência e conhecimento q tu estás tendo.que lindo tudo,aproveita tudo o q tu podes,mas para de esquecer das coisas nos lugares,estás muito confiante .adorei tudo,só quero saber se tu comprou pra mãe uma burca? lenço,jóias e quero tb uma bengala dai.Quanto a tua volta ... já te falei tens emprego garantido e com um ótimo salário ahahahahahahahahaha,por q vou te dizer q didática maravilhosa,por isso q eu babo com você meu DIAMANTE,e tem claro aquela invejosa q tu sabes q é ....fica pegando no pé.quanto opa cabelo mamãe já falou não gostei ,teu rosto é perfeito e tem q ser mostrado,frança tira teu Glamurrrrrrrrrrrr.bom ;beijos adorei q postaste novamente e não esqueça da minha burcaaaaaaaa preta TE AMOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  2. AHAHAHAHAAHHAAHHHAHAH é franjaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa ahahaahah to louca das idéiasahahahah beijos

    ResponderExcluir
  3. Olha esqueci de mandar um beijão pra este croata viu? e ele q não te solte muito sózinha por ai?vá q tu goste de um muçulmono e te converta eu me mato ahahahahahahahah beijos foi ver vózinha beijos

    ResponderExcluir
  4. minha boneca ....aquela foto q diz Ishálá é tu? se for ficou mais linda ainda com aquela roupa ......ahahah

    ResponderExcluir
  5. Re... que maravilhoso. Devem ser sensações, cheiros... bem diferentes. Quanto ao chulé ecaaaa uhiahauihauia. imagina a mistura desse cheirinho que delicia. Também ne, com esse corpão ai, eles devem ter arregalado os olhos e te enfiado a burca huiaauihauihuai. ta parecendo eu avoada esquecendo as coisas. conjunto de cha??? ã? haha!
    recebi um postal da grécia de gatinho...LINDO! um postal mais lindo que o outro!!! amo receber! obrigada!

    obs: e eu vo la ter inveja de pedregulho... hahaha... to com uma vontade de chutar esse pedregulho ahuhauiahuia

    ResponderExcluir
  6. que legal, Rê!
    mto tri o lugar.. imagino que tenha sido uma experiência bem diferente mesmo.. só o chulé que era dispensável né.. hahaha
    bah, e imagina tu de legging lá.. a firangi ia desconcentrar toda a mulçumanaiada lá nas rezas.. hahahah
    continue dando essas bandas aí que ta valendo muito!
    bjoo

    ResponderExcluir
  7. os azuleijos tem algo escrito (aquilo são letras) ou é desenho?

    e os cheiros do mercado?

    ResponderExcluir
  8. sim, os azuleijos tem escrituras e o mercado tem um cheiro bom de especiarias e perfume (os perfumes são aqueles q vemos em filmes vendidos em frascos de vidro!). o que me irrita às vezes é a quantidade de turistas por m²... dei sorte de pegar a primeira vez vazio (super cedo).

    ResponderExcluir
  9. esqueci tb filha traga por favor muito damasco turco pois tu sabes q mamais adora.olha a burcaaa e bengalaaaaaaaaaaaaaaaa. TE AMO

    ResponderExcluir