sábado, 21 de agosto de 2010

Noruega - Amor à primeira vista!

Hoje quando acordei às 7am para trabalhar com um dia chuvoso pensei: "pronto, não vou sair e vou dormir a tarde inteira". Tinha ainda o plus negativo de um exercício de emergência de bomba a bordo (BOMB DRILL), atender ligação de terrorista fictício, procurar bomba na cabine, procurar bomba na recepção, ir para o deck 6, lifejacket..blablablablabla...
De última hora decidi finalmente conhecer o Vigeland Park com meu colega Pedro: tinhámos somente duas horar para chegar lá e voltar a tempo de não ganhar um warning ou pior, perder o navio! A boa notícia: SOLZÃO em Oslo!

Sempre amei a Noruega, desde a primeira vez que coloquei meu pézinho 40 nesse país lindo, organizado, limpo e principalmente educado.

Quando eu e Pedro chegamos na estação de trem (uma SENHORA estação, limpíssima, com um shopping center dentro), trocamos euros pela moeda local (Krone - a moeda mais cara do mundo... hehehehe) e o encantamento com os noruegueses só aumentando - a moça do câmbio teve a boa vontade de escrever o nome da estação que deveríamos parar. Perdidos na enorme estação, pedi ajuda a um rapaz que nos acompanhou até o local que deveríamos pegar o trem e ainda nos mostrou como pagar o ticket na máquina estranha.
No trem com cachorros (aqui, cães e gatos podem estar em lugares públicos com os donos - as pessoas e os animais sabem se comportar), uma senhora escutou Pedro pronunciando o nome da estação (não lembro) e nos disse em inglês que ela desceria lá e que nos mostraria o caminho do parque... NORUEGUESES: AS PESSOAS MAIS EDUCADAS DO MUNDO! Olho para os passageiros italianos e espanhóis e me dá um desprezo pela falta de educação deles (salve excessões)!!

O Vigeland Park é uma obra do artista Gustav Vigeland, que acabou virando museu em céu aberto - ele criou e contruiu todas as esculturas humanas nuas, além de planejar os lindos jardins (cada rosa plantada tem o toque dele) nos final dos anos 20 (se não me engano o parque terminou de ser contruído nos anos 30). O parque é cheio de fontes e tem um cheiro delicioso e fresco de rosas, muitas famílias e jovens tomando sol nos gramados. Valeu meu dia!!
No final tinhámos 30 min para estar de volta no navio e não havia nenhum taxi!! Ataquei um taxi ocupado e o taxista norueguês (vendo meu desespero e sem eu pedir) ligou do seu celular para um outro taxi com a condição que esperássemos ali mesmo pelo taxi 2275. Esse taxista, um senhor de idade, parou no meio da rua para nos ajudar, com passageiros esperando gentilmente e carros atrás e ficou 5 minutos nos atendendo.
O taxi 2275 chegou em 4 minutos (uma mercedes que um dia espero ter...hehehehe) e ainda chegamos 7 minutos antes do prazo! =)
OSLO É LINDA!!! NORUEGA É LINDISSIMA! NORUEGUESES EDUCADOS!

No trem


O Parque






Taxi de luxe =p

Esse foi o último Oslo da temporada, infelizmente não consegui conhecer o museu Kontik (google-se), quem sabe um dia eu volte aqui de férias =p

3 comentários: